quinta-feira, 16 de junho de 2011

Paul McCartney, O(s) Show(s) [Parte 1/2]


Depois das 12 horas de espera (explicados no post anterior), chega a melhor parte: O Show, ou melhor ainda: Os Shows! Up and Coming Tour! 
São Paulo, 21/11/10 - By Alana

Acaba o vídeo de quase 30 minutos com imagens da vida e carreira do Paul, começa a sair aquela fumacinha, a galera começa a empurrar ainda mais (hehe), as mãos e os pés tremem (sério!), de repente, do meio da fumaça, ele sai! Segurando seu baixo Hofner e com o blazer azul (nos dois shows, a mesma roupa hehe), parecia uma visão, mas era ele mesmo Sir. James Paul McCartney! É uma sensação indescritível, ver ao vivo alguém que você só via na televisão, alguém que você tanto admira e que foi (é) tão importante para a história da música mundial.
No primeiro show, em SP (21/11/10) isso me pareceu ainda mais forte, mais “phoda!”, mas isso não significa que no Rio (22/05/11) isso não tenha ocorrido também. hehe

Agora não lembro se fui eu ou a Taise quem filmou isso, mas, só de ver, já dá vontade de chorar, indescritível, a primeira vez que vi o Paul ao vivo, me arrepio só de ver:

E o pior são as suas fotos nesse momento: até conseguir focar a máquina, parar de tremer, elas saem tipo assim:
São Paulo 2010            -           Rio de Janeiro 2011

Venus and Mars “Sitting in the stand of the sports arena...”  seguida de Rock Show “If there's Rock Show, at the Concertgebow” traduz todo esse processo de um show do Paul, começa “calminho” com Venus… e depois todo mundo pulando com Rock Show!
Mas, quando li na internet que o Paul havia aberto os shows em Lima e em Santiago com Hello Goodbay quase nem acreditei, estava querendo Magical Mistery Tour, mas Hello Goodbay é ainda melhor! “Hello, Hello!! I Don't Know Why you Say Goodbye”
Print do vídeo do Terra em Hello Goodbay, a cabeçuda aqui era quem estava segurando o cartaz “HELLO, HELLO!” ao contrário! #dázeropraela ... até o Paul viu, e riu! kkk


"Oi! Tudo bem? Boa noite! Boa noite São Paulo, boa noite Brasil!”
"Olá, Rio! Olá, cariocas! Boa noite, Brasil! É ótimo estar de volta ao Rio. Está noite vou tentar falar português, mas vou falar mais inglês".

Ele fez parte dos Beatles, está com 68 anos de idade (nas datas dos shows), tocou por 3 horas em SP e quase 3 horas no RJ, parou somente 2 vezes, antes dos 2 bis, não o vi tomando um gole de água durante essas horas de show, é a simpatia em pessoa, energia então nem se fala (eh, se o segredo dessa saúde toda é ser vegetariano, acho que vou mudar meus conceitos hehehe).

Ele poderia muito bem chegar um momento da carreira e dizer: “pô chega, não vou tocar mais Let it be, Hey Jude, Yesterday..., quase 40 anos tocando essas músicas” ...mas não, para a nossa alegria, mantém as clássicas no setlist e cada vez que toca, toca com o vigor de quem está tocando as músicas pela primeira vez, só estando na platéia pra sentir, é mágico (hehe)! Além do mais, com o nível de carreira que ele atingiu, poderia subir no palco, tocar só 1 hora e pronto, mas não, pensando em nós, ele toca 3 horas! Thank you Paul por isso! E olha que a gente ainda sai do show pensando, “pô, e se ele tocasse mais aquela ou aquela outra...” hehehe, só se fosse um show de 12 horas, mais ou menos... hehe

O setlist de SP e Rio foram praticamentes os mesmos, a diferença ficou na abertura, em SP foi Venus & Mars/Rock Show e no Rio Hello Goodbay. E também, no show do Rio foram tiradas do repertório My Love (dizem que pelo fato do Paul ter oficializado o noivado com a Nancy) e Highway (por que tiraram essa hein?? Queria fazer o “Do ya, do ya, do ya!”)
Público do show paulista no Morumbi (21/11/1) foi em torno de 65 mil pessoas, e carioca no Engenhão (22/05/11) de 45 mil pessoas.

Nos dois shows que eu fui, em nenhum deles o Paul (na verdade a produção), chamou fãs para o palco. Isso porque não levantamos o cartaz de Obladi-Oblada, mas fica para a próxima (hauahaua).

A banda que acompanha o Paul há uns 10 anos também merece uma mensão, Paul “Wix” Wickens que já trabalhava antes com Paul, tecladista e diretor musical da banca, Rusty Anderson, guitarrista, Brian Ray que tá sempre no twitter e nos shows do Paul alterna com o Paul a guitarra e o baixo, e o baterista dançarino Abe Laboriel Jr,. Não são os Beatles, mas é uma banda competente e com carisma para acompanhar o Macca.


(Alguns dos, se é que dá pra escolher de tantos) momentos mais lindos e bacanas no(s) shows (em ordem cronológica):

- We Love you yeah, yeah, yeah – naqueles espaços entre as músicas, tanto em SP quanto no Rio, o público cantava junto esse coro, e Paul respondia, cantando “I Love you yeah, yeah, yeah”

- All My Loving “Alright, we gonna have some fun here tonight” (em SP) e “Olá Rio! E aí cariocas! Boa noite Brasil!”, começa a música, toda aquela galera pulando e cantando junto, é fantástico!

- Sing the Changes – adoro demais essa música que foi lançada em 2008 pelo The Fireman, cara, como é bom ouvir essa música ao vivo! Ainda 2 vezes! E a platéia acompanhando com a melodia com o “oooOO”... No Rio, levantei um cartaz “SING THE CHANGES” que a minha irmã Taise tinha feito, o Paul quando olhou ainda soltou um “Ooohh, Sing the Change ohyeah!” hehe

- Let´Em In – é o tipo de música que passa meio que despercebida pelo grande público no show do Macca, mas não por mim! Adoro! É uma das que mais gosto do Wings. É simples, bacana, uma melodia estremamente agradável. No início da música em SP, quando ouvi os primeiros toques no piano, soltei um “Aaahhhh, Let´Em In”, a prova: 
No Rio, quando saíram os primeiros toques no piano, vários soltaram um “Ahhhh”, Paul dá uma paradinha, olha pra platéia e dá uma risadinha! hehe

- Blackbird – Dispensa qualquer comentário. Um dia, quem sabe um dia, conseguirei dedilhar essa música no violão como Sir. Paul faz... sonha...

- Here TodayEssa eu escrevi para o meu amigo John”, ...ahhhhhh, “JOHN, JOHN, JOHN...” soluços começam a ser ouvidos, todo mundo cantando baixinho, com lágrimas nos olhos, jovens, mulheres, marmanjões, ... lindo!

- A Day in the Life/Give peace a chance – Em Sampa… inacreditável, só estando lá pra entender. Aquele povo todo segurando balões broncos em A Day in the Life, e depois os balões voando em Give peace a chance... a cara do Paul vendo os balões surgirem...
Nossa visão desse momento: 

Video da arquibancada, que dá pra ter uma ótima visão de como o Morumbi estava:
 
Caramba gente, nós (público presente no show) somos demais!!! Hehe
 
- Dance Tonight – Paul toca seu “mandolin” e canta: “you can come on to my place if you want to”, a louca aqui berra “I WANT TO” kkk. Uma das músicas mais recentes nesse setlist, aquela que quando se ouve dá vontade de sair dançando. hehe ...destaque no show nesse momento fica para o batera Abe Laboriel Jr que faz as suas peculiares coreografias durante a música.
Ahh, o clipe dessa música é uma obra-prima, dirigido pelo Michel Gondry, com participação de Natalie Portman.          

- Mrs Vandebilt – ahh, outra música dos Wings que eu adoro!  E um dos momentos mais divertidos do(s) show(s)! No show de SP, eu e a Taise nos filmamos na parte do “Ho, Hey Ho”, quando olho para o palco, o Paul estava olhando pra gente com uma cara meio tipo “ei, tô aqui” kkk. 
No show do Rio fomos mais “criativas”, na parte do “Ho, Hey Ho”, levantei um cartaz com “HEY” e a Taise o “HO”. Taí a prova do Terra que não nos deixa mentir. Temos o vídeo feito pela gente que a Taise AINDA não postou, que dá pra ouvir minha voz “porra, ele viu! Ele riu!! Ahhh” kkkk
Nos 3:55, 4:00, 4:16 e + alguns hehehe  

Dividirei esse post em 2, porque o negócio ficou grande, me deixa! kkk   

Nenhum comentário:

Postar um comentário