quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Valparaíso

Valparaíso é a encantadora cidade portuária chilena, ou seja, óbvio que é banhada pelo oceano Pacífico, rodeada por cerros, e óbvio, uma cidade agradável e com a educação do povo chileno. #megusta
Está aproximadamente a 1hr e meia de Santiago e é vizinha da minha futura cidade (jeje), Viña del Mar.  
A população é em torno de 300mil habitantes, numa área de 401,6km2.
Quando comentávamos que iríamos para Valparaíso e Viña del Mar, ouvi algumas comentários como “Viña é linda, já Valparaíso...”, não sei qual Valparaíso esse povo conheceu, só sei que eu adorei a cidade e sua “arquitetura” por assim dizer, única. Claro que entre as duas, preferi Viña, mas achei Valpo linda também.

A UNESCO declarou a Área Histórica de Valparaíso como Patrimônio Cultural da Humanidade.
 
Los colores de Valparaíso
Os moradores recebem as tintas para pintarem suas casas com as famosas cores coloridas que dão vida a cidade, e ai de quem não cuidar da fachada da sua casa, leva multa. O guia nos falou sobre a fachada de uma casa que havia caído, além de pagar a reforma da casa, o cidadão, coitado, ainda teve que pagar a multa por não cuidar adequadamente da fachada.
Cerro Concepción
O bacana de andar por Valparaíso é sentir esse clima meio histórico, meio cultural, pinturas em muros, em casas, frases, desenhos...
Artista porteño
A sede do Poder Legislativo do Chile está em Valparaíso. O nosso motorista que nos guiou por lá disse que os políticos já estão querendo mudar a sede para Santiago, já que todos moram por lá e não querem mais ficar se deslocando constantemente para Valparaíso.
Congreso Nacional             Mercado de Pulgas 
Torre "torta" abaixo, ou como o guia chamou de "Pisa" de Valparaíso, foi resultado de um dos terremotos pelos quais a cidade já passou. 
A construção a direita abaixo, era uma igreja, mas devido a possíveis represálias algumas décadas atrás, não apresentava nenhuma cruz ou imagem que mostrasse que era uma igreja.
     Torre torta                                   Iglesia "disfrazada" 
Por livre e espontânea pressão, acabamos indo almoçar no Calfulafquen (Mar azul em mapuche), já que o guia fez a gente ir até e deve ter ganho o troco dele na comissão. Mas valeu a pena, o lugar por si só é um cartão postal, servindo grande variedade de frutos do mar e a vista é linda!
Calfulafquen                     Vista desde Calfulafquen    
Numa cidade construída em morros, o que não faltam são os cerros e miradores, vários:
Desde los Cerros
Claro, que numa cidade cheia de cerros y miradores, e subidas íngremes, um dos principais meios de transportes são os ascensores. O ascensor "Big Brother" é um gentilmente apelidado pela população, já que o "vagãozinho" vai passando no lado das janelas das casas. O Ascensor Concepción foi o primeiro criado em Valparaíso, em 1883, e olha que o negócio é barulhento. 
O Ascensor Artillería é de 1893 e leva para o Paseo 21 de mayo, Museo Naval, Calfulafquen,... a subida é coisa boa, a vista é linda.
Ascensor "Big Brother"              -        Ascensor  Concepción
 Ascensor Cerro Artillería
Pablo Neruda, o grande nome da literatura chilena, latina neh, também tinha seu "cantinho" em Valpo, La Sebastiana, que acabou se transformando na "Casa museo de Pablo Neruda". É bacana, tem um pouco do tom Neruda nos móveis, cômodos, mas a "La Chascona" (casa do Neruda em Santiago) é mais interessante. E dizem que a melhor das 3 casas do Neruda é a de Isla Negra, mas essa não conheço, ainda.
La Sebastiana
Sadly, só ficamos algumas horinhas em Valparaíso, deu pra conhecer as principais atrações, mas ficou muita coisa bacana de fora, fica pra próxima ida, com certeza, só não tenho ideia de quando.
         Valparaíso                                      Lobos Marinos 
Museo Naval y Marítimo                                            Porto   
Puerto de Valparaíso
Con cerros y miradores
Donde se ve la bahía
Con sus buques y vapores
Puerto de Valparaíso
Valparaíso es bello
Puerto ideal

[50 Cuecas De Antologia - Puerto de Valparaíso]  

Fotos tiradas em 2010, por mim, e/ou pelas minhas irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário