sexta-feira, 1 de junho de 2012

Let's Rock - A Exposição

Um sábado sem ter o que fazer em Sampa? Vai para o Ibirapuera! rs
Na verdade, melhor ainda do que ficar só passeando pelo Ibirapuera, é ir visitar a Let's Rock - A Exposição (na Oca do Ibirapuera, entrada pelo portão 3), iniciada em 04/04, mas que já está na sua última semana, fica em SP até dia 03/06. É, já tava com esse post empacado aqui faz um tempo.
Na primeira ida minha, no 1º fds da exposição, entramos na Let's Rock por volta do meio dia e pouco e só saímos quase 16:30, nem vimos o tempo passar.
Na segunda vez, estávamos em SP para o show do Noel Gallagher e aproveitamos para ir na Let's Rock para assistir o documentário The Love We Make, sobre o show de Paul McCartney no fatídico 11 de setembro, e dar mais uma passeada pela exposição. Sobre o documentário, é bacana, e o melhor é a reação do Paul e da Stella orgulhosos vendo o Zac Starkey tocando bateria com The Who "viu o Zac, filho do Ringo arrasando na bateria?!"
A primeira atração na exposição é um corredor em linha do tempo com mural com os principais acontecimentos do rock em cada ano, desde os anos 50, como a criação da Gibson Les Paul, anos 60 com lançamentos de discos dos Beatles e Stones, anos 90 com Oasis, anos 2000, com o histórico show dos Rolling Stones em Copacabana, e também as principais perdas do Rock durante esses 60 anos. No mesmo corredor, telões mostram fotos dos principais discos nacionais e internacionais lançados em cada década.
  
Diversas capas clássicas da revistas Rolling Stone e de todas as edições nacionais estão expostas.
Um dos grandes atrativos da exposição (entre vários) são as fotos de Bob Gruen (fotógrafo de gente como John Lennon, Rolling Stones, Kiss,...) e dos brasileiros Marcelo Rossi  e Rui Mendes.
Enquanto as fotos de Bob eram mais artísticas e promocionais, por assim dizer, as fotos dos fotógrafos brasileiros eram em sua grande maioria de shows que rolaram pelo Brasil. Aí, claro, que as preferidas são dos shows que você estava presente, do tipo as fotos dos shows do Rolling Stones no Rio, Ringo Starr em SP, Muse, U2 360º...
Dia 18/02/2006, dia histórico, pelo menos pra mim e pra mais de 1 milhão de pessoas que estavam na praia de Copacabana para presenciar o show do Rolling Stones, e a Let's Rock lembrou num espaço espacial para isso, uma montagem em 360º com o palco e o público, e tocando músicas do Stones ao vivo. 
 
Entre as fotos, existe um caminho por essas 6 décadas de rock, cada década tem seu "container" com posteres dos principais discos e artistas, e também com músicas que marcaram cada década. Meus preferidos: anos 60 e 2000. No 2000 nem dava vontade de sair, quando tava vazio era hora de pagar mico dançar (rs), meio óbvio quando toca MGMT, Franz, Arctic, Arcade...
Anos 50           -           Anos 60
Anos 70           -           Anos 80
Anos 90            -           Anos 2000
Agora eu entendo porque um primo meu sempre anda com palheta na carteira, diferentemente de mim, que sempre deixa as palhetas com o violão, e quando queria tocar violão e guitarra no stand da Tagima tava sem palheta, nas duas vezes! rs
A Tagima disponibilizou diversos violões, guitarras e baixos para a galera ficar tocando na exposição. Deu pra testar de quase tudo um pouco. 
Várias frases famosas sobre o rock estão expostas pela Let's Rock:
 
E a memorabilia também é algo a parte, dá pra ficar babando em discos, guitarras, objetos  autografados, entre outras coisas. 
Beatles
Disco de Ouro - Autógrafo de John Lennon - Hofner autografado por Paul
Quero todos!
Cachorro Grande: Letra e o baixo que caiu na cabeça do Beto Bruno 
Jimmy Page - Ozzy Osbourne - Gene Simmons
Rolling Stones
Se tudo isso já não bastasse, ainda tem shows, pockets shows, palestras, workshops, exibições de documentários durante todo o período da exposição. A Let's Rock é uma realização da Hey Ho! Entretenimento!
É a maior exposição do Rock 'n Roll já realizada na América Latina, maaass como fã da música latina, senti falta de algo dedicado ao rock latino, talvez alguma menção ao Soda Stereo, Fito Páez, Sandro, Café Tacvba...
A música tocando em todos ambientes, gelo seco, uma atmosfera de rock mesmo, o espaço da Oca combinou com a exposição, curti! 
E a melhor coisa depois de sair da exposição, foi poder alugar uma bicicleta e dar umas voltas pelo Ibirapuera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário